Agricultura Sintrópica: Da horta à floresta

Agrofloresta com Ernst Gotsch



Ernst Götsch é um agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 1980 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com o acúmulo de mais de três décadas de trabalho que resultaram na recomposição de 410 hectares de terras degradadas (dos quais 350 foram transformados em RPPN, a primeira da Bahia), Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural de florestas, sempre complexificando sistemas, ao que convencionou chamar de Agricultura Sintrópica (ANDRADE, PASINI, 2014).

No vídeo "Da horta à floresta", produzido por Dayana Andrade e Felipe Pasini, são apresentadas os sítios de Juã e de Rômulo, no Distrito Federal, em que ambos colocam em prática a agricultura sintrópica. Trabalhando com agroflorestas, os dois agricultores "ajudam" a natureza a otimizar seus processos. O resultado é recuperação de áreas extremamente degradadas e produção econômica significativa, mais eficiente que os plantios orgânicos convencionais. 

Vale a pena assistir e perceber que nem sempre a interferência humana na natureza é ruim. O vídeo mostra exemplos bem ao contrário, em que os humanos podem colaborar na regeneração de ecossistemas devastados. Mesmo os solos mais compactados podem voltar a ter vida abundante. A agricultura sintrópica, ao conjudar floresta e agricultura pode ser aplicada em larga escala, alimentando o mundo com alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, preservando a natureza. 

Como diz Gotsch ao final do documentário: "Temos que criar áreas de inclusão premanente, não áreas de proteção permanente". Com isso ele expressa seu pensamento: é na interação entre pessoas e ecossistemas que se encontra a saída para a crise ambiental - a interação positiva, regeneradora dos processos da vida, boa para o planeta e para todos nós.

Assista ao documentário "Da horta à floresta", em português (legendas em inglês), no youtube:


Para conhecer mais sobre o trabalho de Ernst Gotsch, veja:



Website: Agenda Gotsch