Artista: Mari Sousa


Continuando a apresentação das obras e dos históricos dos artistas goianos, hoje é a vez de outra artista que retrata muito bem o cerrado e o estilo de vida de seus autênticos habitantes.


Maria de Fátima Oliveira de Sousa

Nome artístico: Mari Sousa
Site :http://www.artistaplasticamarisousa.tk

Mari Sousa nasceu em Firminópolis, Goiás, em 04 de novembro de 1975. Com uma aptidão pelas artes desdea sua infância, a artista,a partir, daífez cursos de desenho, argila, pintura, filosofia da arte, alquimia de cores, dentre outros.
Posteriormente,continuou se aprimorando na modalidade de pintura em tela, onde buscou conhecimentos de fontes como a Universidade Federal de Goiás, aonde se graduou no curso de Artes Visuais.
Empregando a técnica óleo sobre tela,desenvolve seus estudos utilizando-se devárias concepções estéticas acerca das artes plásticas principalmente no que tange aos temas do cerrado goiano aproveitandoassim da pintura para enfatizar a memória e preservação do Cerradobrasileiro.
Recentemente foi premiada no 21º Concurso SESI Arte Criatividade com a obra Paraíso no Cerrado, com curadoria de Carlos Sena Passos, Divino Sobral e Edney Antunes. A obra selecionada obteve o primeiro lugar na modalidade pintura em tela.
Em outubro de 2013 a artista participou da exposição XIV Coletiva de Escultores e Pintores do Santuário da Arte juntamente com grandes nomes da arte de Goiás como Elifas modesto e Omar Souto, com homenagens aos jornalistas Hamilton Carneiro e Arthur Rezende e ao reitor da PUC Goiás WolmirTherezio.
Ainda em outubro de 2013, Mari Sousa desenvolveu uma exposição em parceria com a artista Samira Beérigo denominada Diversidade Estética com aproposta em demonstrar para o público o gosto bem como alguns experimentos no que pode se aproximar a beleza do cerrado com a figura humana
Membro da Associação Goiana de Artes Visuais, tendo como presidente o artista Nonatto Coelho - Filiada deste 2011, Mari Sousa, , juntamente com Sanatan, Ivone Vaccaro, Diomar Lustosa entre outros. participa de vários eventos significativos acerca da produção artística em Goiás. Buscando um aprimoramento em seu trabalho, a artista dedica-se a projetos de arte educação com crianças carentes.






Formação:
  
·      Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, conclusão em 2011.
·       III Edipe- GT Artes - Ensinando a partir da comunidade: Práticas e Idéias desestabilizadoras em Arte e Educação.2009.
·      Participação no II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.2009.
·      Oficina de linguagem bidimensional. UFG/FAV 2010.
·      Curso Alquimia de tintas naturais, UFG, ministrado pela professora Andrea Gandolf, 40 horas. Ano 2011.
·      Colóquio Saberes escolares e Visualidades, FAV/UFG. Ano, 2011
·      Técnicas de modelagem em Argila.Professor Sérgio Luís Mendonça,centro municipal de educação profissional. Ano 2007.
· Apresentação de comunicação: I Encontro Reflexões sobre Estágio Supervisionado. MAPEANDO E CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS DOCENTES.FAV/UFG.Ano:2011.
· Curso de Filosofia da Arte. Ministrado pelo professor Vandimar Marques Damas.40 horas. FAV/UFG.
·      Curso de Desenho e grafite- Perspectivismo.Local: Cooperarte -Professora Célia Mari Gondo.
·      Curso de Pintura e Tela – Professora Eliane Quintais;
·      Curso de Pintura em Tela –Casa do Artista - Artista Plástico Ricardo Gomes.
·      Oficina de Linguagem bidimensional- desenho-Professor Mário Mendes Cavalcante.Carga:40 horas .FAV/UFG. Ano 2010.
·      Membro da Associação Goiana de Artes Visuais- Tendo como presidente a artista Vânia Ferro-Filiada deste 2011.
Exposições: 
·      Exposição de Pintura em tela por intermédio do Centro de Cultura e Intercâmbio Movimento Santuário da Arte. Local: Assembleia Legislativa de Goiás.Dezembro/ 2012- Goiânia

·      Exposição de Pintura em telacom o tema “ Plural de cores” .Local: Tribunal de Justiça de Goiás.Dezembro/ 2012- Goiânia.